Cuidados básicos para uma pele saudável

Olá moçada! Tudo certo??

Já estava com saudades! Haha. Acho que o tema do post de hoje vocês vão curtir, então vamos lá:

Hoje vou falar um pouquinho sobre os cuidados básicos, necessários e que farão toda a diferença na saúde e aparência da sua pele! Todos, ou a maioria, sabem pelo menos alguma coisa à respeito desses cuidados, como por exemplo, que é importante limpar ou hidratar a pele. Mas os cuidados vão além disso!

Existem 4 passos para um cuidado básico da pele: Limpar, tonificar, hidratar e proteger!

A maioria acaba deixando esses passos de lado por falta de tempo, de hábito, mas o objetivo é que vocês entendam a real importância desses passos e os incluam na rotina de vocês!

  • Bom, os limpadores (sabonetes, mousses, espumas, loções, emulsões de limpeza…) são o primeiro passo do ritual de cuidado com a pele. Eles irão remover qualquer resquício de maquiagem e/ou sujidade presente na pele (poluentes, cosméticos, etc).
  • O segundo passo é o tônico, tão incompreendido coitadinho, muitos pensam que não serve pra nada. Mas o tônico é um passo importantíssimo!   Ele restabelece o pH da pele, potencializa o efeito dos cosméticos que serão aplicados na sequência, remove resquícios de sujidade que possa ter ficado na pele mesmo após a higienização. Além dessa função, os tônicos ainda podem ter propriedades específicas, adaptados para cada tipo ou característica de pele. Como por exemplo hidratante, adstringente (contração dos poros/controle de oleosidade), para peles sensíveis, entre outros.
  • A hidratação é um importante passo pois evita descamação, rugas, linhas de expressão… É importante lembrar também que a hidratação funciona como um vetor, portanto, aumenta a permeabilidade de ativos na pele. Desmistificando um ponto importante: TODOS os tipos de pele precisam de hidratação! Até mesmo as oleosas, óleo vem da glândula sebácea. Hidratação está relacionado a água, e não a óleo. Portanto, uma pele oleosa pode sim estar desidratada. A dica é: procure produtos específicos para o seu biotipo cutâneo.
  • Proteger é um passo que deve ser seguido fielmente durante o dia, através do uso do protetor solar. Ele previne o envelhecimento precoce causado pelo sol, câncer de pele e manchas. Em uma próxima vez falarei mais especificamente de fator de proteção solar, mas um FPS à partir de 30 já é o suficiente!

Então um resumão de como devemos seguir essa rotina:

Pela manhã: Limpar, tonificar, hidratar e proteger.

Pela noite: Limpar, tonificar, hidratar (de noite entram produtos específicos, os regeneradores, com ativos anti-idade, anti manchas, para controle de oleosidade, etc).

E pra quem acha que seguir tudo isso é algo impossível, acreditem, é puramente questão de hábito! Eu já fui uma pessoa que nem tirava maquiagem pra dormir, e hoje, não consigo não seguir esses passos.

Enfim, é isso pessoal, até a próxima gatitas e gatitos!

escrito-por_fernanda

Deixe uma resposta