#Inktober e a disputa de likes no instagram

Oláaaa queridos e queridas!

Não sei quantos dos que me leem são do ramo artístico e conhecem o Inktober, então aqui vai uma breve explicação: todo mês de outubro rola esse desafio de desenho que é, basicamente, sobre fazer uma ilustração por dia usando tinta. Foi criado pelo designer Jake Parker com o intuito de incentivar os artistas a se empenharem mais em seus estudos e tudo o mais. Vejam as regras e a lista de sugestões oficial:

Eu entrei mesmo nesse mundo de artes há um ano – nem acredito que já completou um ano – mas já ouvia falar dele bem antes. E eu sempre tive curiosidade e vontade de participar, mas ou eu não tinha tempo ou não me achava boa suficiente.

E é este o ponto que eu gostaria de falar hoje.

Eu vi VÁRIAS pessoas falando que gostariam de participar mas que não são tão boas – vi amigos próximos e também artistas no grupo do facebook. E então fiquei me perguntando: quando foi que a arte tornou-se tão superficial a ponto de desanimar as pessoas só porque não rende likes e elogios no instagram?

Honestamente, eu não me acho boa. Ainda tenho muitos erros, não tenho técnica nenhuma (pinto no modo c*aralha e seja o que a deusa quiser) e ainda sou iniciante. Não vou ser hipócrita em dizer que me sinto confiante quanto aos meus estudos, eu vejo artistas por aí muito melhores do que eu e bate um puta desânimo. Fico pensando que nunca vou chegar no nível deles e que eu sempre vou fazer desenhos medíocres.

Mas ninguém nasceu aquarelando bem. Ninguém nasceu sabendo desenhar. Vocês podem achar que há pessoas com o dom natural, e há mesmo essas pessoas, mas se essas pessoas não treinarem, o dom não fará diferença nenhuma. Treino é a chave pra uma obra de arte magnífica. Se a gente não estudar e praticar, nunca melhoraremos.

Qual é o sentido de começar a desenhar se você tiver medo de postar algo no instagram por não render likes? Você faz seus desenhos por que realmente gosta ou só pra se sentir aceito pelas outras pessoas? Eu faço os desenhos pra mim e, mesmo sabendo que nem todo mundo tem interesse por isso, cá estou. Porque arte é subjetiva, tem um significado próprio pra cada um, e ela não pode perder a importância só porque a sua foto não passou de 13 curtidas.

O desafio é sobre fazer desenhos com tinta? Sim. É importante seguir as regras e cumprir o desafio? Sim, mas acho que é mais importante que cada um de nós tenha sua fatia de diversão – todo mundo fazendo ilustrações com nankim e eu aqui, na contramão, com ilustrações super coloridas, porque é disso que eu gosto. Se tem vontade, participe, mesmo que ninguém ao seu redor ache que é importante. Faça isso por você e por mais ninguém.

 

Por hoje é só, pessoal, espero ter conseguido passar o que eu queria com esse post hehehe Espero voltar no fim do mês com 31 novas ilustrações pra mostrar pra vocês.

Até o próximo,

A.

Deixe uma resposta